quarta-feira, 15 de junho de 2011

Remake do Filme Last Days – Gus Van Sant



Olá amigos !!!

O diário de bordo da produção do remake de Last Days... Por onde começar. Bem a escolha foi complicada, pois a intenção era que cena tivesse apelo na interpretação e na composição do cenário. Como estilo do diretor não apresenta cenas longas com estas características citadas a escolha foi difícil.

A primeira cena foi uma a qual o personagem tocava bateria e câmera ia se afastando devagar. Contudo a cena era filmada do lado de fora da casa, sendo que o cenário era uma casa com revestimento de pedras. Achar um local com estas características, alguém que decore a notação musical e que seja loiro. Descartada.

A próxima cena escolhida foi uma a qual o personagem estava vestido de camisola, havia diálogos, a composição do cenário era boa (fácil). O personagem escovava os cabelos em frente há um espelho, com uma blusa sobre a penteadeira, um metrônomo, outros adereços de beleza. Refletidos no espelho um violão, poltrona e abajour. O personagem escovava os cabelos, toca o telefone, levanta – se atende, há uma pessoa falando o tempo todo com ele sem o personagem dizer uma única palavra de frente para a câmera. Sim é está!!! Não, amigos não foi ela a escolhida, mas quase.

A terceira cena sem muito alarde chegou de mansinho e foi à escolhida. O personagem está de costas. Ela é gravada sem cortes como um plano sequência, poderia até dizer. A câmera faz um movimento no personagem parado de 360° com o fundo do cenário desfocado. Apenas visualizam – se uma pá e pessoas ao fundo gritando. O personagem está numa fase terminal já desgastado e confuso. Toda a cena reforça isso, pelo local que é simples e pelo próprio dinamismo da filmagem.


A Escrita

A cena já existe então a parte da escrita foi simples. O que era necessário fazer definir os planos de câmera, composição do cenário, composição do personagem (roupa, falas, trejeitos), sonoplastia, controle do tempo, enfim, uma decupagem. Colocamos tudo o que seria necessário no papel, tempo a tempo e desenhamos algumas partes das cenas que seriam importantes na gravação. Agora é gravar né gente.

Mario Costa
Roteirista Coronel Claqueteiros

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